Big Bag: descubra o que é e quais os benefícios

  • Usinas

O transporte de cargas não é um processo simples. Nas empresas que lidam com materiais pesados, ele pode ser um desafio ainda maior, em função dos pesos e riscos de segurança. Nesse contexto, a embalagem big bag é um diferencial.

Esse tipo de embalagem ajuda negócios de vários setores a transportarem itens pesados ou de alto risco sem comprometer as suas características. Além disso, são acessíveis e fáceis de serem armazenadas.

Veja no post a seguir como esse tipo de embalagem pode te ajudar no seu dia a dia!


Equipamentos para usinas de etanol e açúcar

Plantio, movimentação e alimentação de caldeiras


O que é a embalagem big bag?

A embalagem big bag é um tipo de embalagem utilizada em empresas para transportar materiais sólidos ou pastosos. Ela também é conhecida como “contentor intermediário” ou “FIBC” (sigla para Flexible Intermediate Bulk Container). Em geral, esse tipo de mecanismo de armazenamento é utilizado em setores da economia como indústrias agrícolas, químicas, de construção ou de extração mineral.

Em outras palavras, as embalagens big bag são recipientes grandes, flexíveis, feitos com um tecido com alta resistência a rompimento (geralmente polipropileno) e de alta flexibilidade. Isso garante a elas uma boa resistência ao rompimento: no geral, essas embalagens suportam cargas de trabalho de até 3 toneladas.

Por serem flexíveis, o seu transporte pode ser feito de várias maneiras. Isso dá mais agilidade para processos logísticos: podendo se utilizar do transporte de cargas e guindastes, manipuladores telescópicos, paletes ou os garfos de uma empilhadeira para movimentar a embalagem entre dois pontos.

Quais os benefícios de se utilizar esse tipo de embalagem?

As embalagens big bag são muito populares nas indústrias pesadas. Afinal de contas, elas são uma forma simples de transportar grandes cargas sem a necessidade de grandes investimentos. Isso causa grandes impactos na cadeia produtiva de qualquer negócio. Os principais benefícios desse tipo de embalagem são:

Armazenamento fácil

Uma das grandes questões que envolvem o uso de qualquer embalagem é o armazenamento. Isso vale tanto para as embalagens sem uso quanto as que estão com mercadorias. Os materiais de fabricação e o formato da embalagem big bag tornam ambos os processos bem simples.

Quando as embalagens não estiverem em uso, a empresa poderá guardá-las em qualquer ambiente com facilidade, como se fossem grandes sacolas de supermercados. E, durante o uso, o nível de complexidade do armazenamento será definido pelo tipo de material transportado, não pela embalagem.

Também é importante destacar que esse é um tipo de embalagem que pode ser reaproveitado após o uso. Basta a empresa higienizar a sua embalagem big bag para ela estar pronta para um novo uso. Ou seja, o negócio conseguirá reaproveitar a sua embalagem sempre que julgar necessário.

Contudo, é preciso ter em mente que cargas que tenham qualquer nível de toxicidade, sejam abrasivas ou sofram reação quando expostas à água, podem comprometer esse sistema de reutilização ou, em alguns casos, o próprio armazenamento.

Maior resistência

As embalagens big bag são, ao mesmo tempo, muito resistentes e leves. Em ambientes de trabalho pesado, isso é uma grande vantagem. Afinal de contas, os profissionais poderão transportar mais itens, independentemente da sua composição, sem colocar a sua vida, e a de outras pessoas, em risco.

Isso é possível graças a sua composição material, que utiliza um tecido plástico resistente e flexível. Ao mesmo tempo, a sua arquitetura, personalizável e robusta, abre espaço para o transporte de itens como: produtos químicos, materiais farmacêuticos, insumos agrícolas e rejeitos de construções.

Transporte fácil

As embalagens big bag são uma das melhores opções para o transporte de cargas. Como apontamos, elas combinam a flexibilidade da sua forma física e a capacidade de se adaptarem a diferentes meios de transporte.

Desse modo, independentemente do tipo de mercadoria, o negócio poderá realizar a sua operação logística sem grandes problemas.

Elas não só são resistentes, mas também são impermeáveis, o que aumenta a segurança durante o transporte de uma mercadoria. Junto com a facilidade de serem manuseadas, as embalagens big bag representam um diferencial para qualquer negócio: sempre que a operação de transporte for realizada, os profissionais da área conseguirão executar o manuseio sem grandes dificuldades.

Mais sustentável

Como apontamos, as embalagens big bag podem ser reutilizadas com facilidade. Além disso, são produzidas com materiais de alta resistência. Isso reduz a demanda por novas embalagens no dia a dia da empresa e, ao mesmo tempo, o impacto ambiental do negócio, o tornando mais sustentável.

Como utilizar esse tipo de embalagem?

Para serem funcionais e atenderem às demandas do ambiente corporativo moderno, as embalagens big bag demandam alguns cuidados. Esses cuidados ajudam as empresas a fazerem um uso prolongado das embalagens e, ao mesmo tempo, evitam problemas no transporte. Confira a seguir!

Utilize locais adequados para armazenar produtos nas embalagens

Sempre que a empresa for inserir algo nas embalagens, é necessário garantir que há espaço o bastante para toda a carga. Não se esqueça: essa é uma embalagem grande e que se expande durante o uso.

Antes de iniciar o uso da embalagem, é importante calcular o volume que ela ocupará ao receber as mercadorias. Também avalie se o peso é adequado para o local em que ela ficará. Assim, você conseguirá evitar acidentes com maior facilidade.

Faça o uso em locais seguros

As embalagens big bag podem ser utilizadas para transportar muitos tipos de carga. Por isso a empresa deve estar atenta para evitar que o processo de armazenamento deixe as embalagens expostas a riscos de segurança, como incêndios. Assim, a empresa poderá evitar prejuízos causados por acidentes e explosões.

Utilize a ferramenta de transporte correta

A empresa também deve fazer o transporte em um equipamento adequado. Ou seja, que não prejudique a embalagem e o material transportado, além de estar preparado para lidar com o peso da embalagem. Também é importante:

  • garantir que os ganchos sejam arredondados;
  • manter os ganchos livres de qualquer substância que possa comprometer a sua durabilidade;
  • evitar arrastar ou empurrar as big bags.

A cadeia operacional de grandes empresas é marcada pela complexidade e a demanda por equipamentos de alta qualidade. Nesse contexto, até mesmo a embalagem utilizada para transportar um produto que será descartado faz toda diferença: se ele não for adaptado ao perfil do negócio, os profissionais ficarão expostos a riscos de segurança e a acidentes.

Por isso, investir em embalagens como a big bag pode ser um grande benefício para uma empresa. Afinal, elas ajudam no transporte de mercadorias pesadas com alta flexibilidade e agilidade. Por isso não deixe de adotá-las no seu dia a dia!

Gostou dessa dica? Então confira o portfólio de empilhadeiras da Armac e conheça nossos equipamentos mais indicados para a movimentação de big bags!