O que é um Skidder e qual a função desse equipamento?

Tempo de leitura: 6 min
  • Florestal

A indústria florestal moderna é profundamente mecanizada. Ela conta com dispositivos que ajudam profissionais a manusear grandes volumes de madeira com bastante agilidade e pouco desperdício. Um dos mais tradicionais é o skidder.

Utilizado para auxiliar na extração e no transporte de madeira, o skidder é um dispositivo robusto e feito para se adaptar a vários locais. Com ele, empresas podem gerenciar a sua cadeia de trabalho sem grandes espaços para erros ou desperdícios. Assim, a empresa pode manter as suas entregas em dia sem comprometer a sua lucratividade.

Se você quer saber mais sobre o skidder e como ele te ajuda a otimizar sua operação, continue a leitura!


Máquinas florestais para locação

Silvicultura, colheita, extração, baldeio e carregamento


O que é um skidder?

O skidder é um equipamento bastante similar a um trator, que pode se movimentar por rodas ou esteiras articuladas e atua diretamente na extração e/ou o transporte de toras de madeira do local em que o seu corte foi realizado.

Ele conta com uma garra ou um guincho, que são utilizados para manipular os materiais durante o fluxo de trabalho.

Essa é uma das máquinas mais populares para o transporte de toras compridas. A sua versatilidade e robustez permite até mesmo o transporte de árvores inteiras, por meio do sistema de arraste. Justamente por isso, ele é tradicionalmente utilizado com o feller ou o feller-buncher.

Quais são os tipos de skidder existentes?

Existem três tipos de skidder que são normalmente utilizados na indústria. Entender como eles se diferenciam ajuda a empresa a fazer um investimento em um modelo adequado às suas demandas. Confira os principais tipos abaixo!

Grapple skidder

Esse é o modelo mais comum, sendo conhecido como skidder de garra. O manuseio das toras é feito com uma garra mecânica.

Uma vez que as toras são pegas, elas são arrastadas até o local desejado. Justamente por isso, é normal que esse modelo de skidder seja utilizado apenas nos cenários em que as toras já foram previamente empilhadas.

Chocker skidder

O chocker skidder é um modelo semelhante ao grapple skidder. Contudo, ele é mais recomendado para os cenários em que as toras estão dispersas ou nos quais serão feitas extrações em baixa quantidade. Afinal, como ele utiliza um guincho no lugar de uma garra, a sua operação fica limitada.

Clambunk skidder

Esse tipo de skidder é resultado da união dos dois tipos anteriores. Ele conta com uma grua equipada com uma garra para realizar o manuseio dos troncos. Além disso, conta com uma garra invertida extra destinada ao transporte.

Isso dá ao clambunk skidder a capacidade de agarrar e transportar uma grande quantidade de toras de madeira sem grandes problemas. Além disso, ele pode ser convertido em um forwarder. Desse modo, a empresa terá grande flexibilidade em seu cotidiano operacional.

Por que investir em um skidder?

O investimento em um skidder pode ser uma ótima escolha para negócios que buscam formas eficientes de gerenciar um fluxo de extração e manuseio de toras de madeira. Afinal de contas, essa é uma ferramenta que aumenta o nível de automação no ambiente de trabalho e minimiza riscos. Confira os ganhos que o negócio terá ao integrar essa máquina ao seu dia a dia!

Mais segurança

O skidder reduz a quantidade de pessoas trabalhando perto de toras de madeira durante o processo de transporte ou baldeio. Dependendo do modelo escolhido, inclusive, todo o processo de manuseio do material pode ser feito sem que o operador tenha contato com a madeira. Isso aumenta a segurança do ambiente de trabalho e reduz drasticamente as chances de acidentes inerentes à atividade acontecerem.

Controle do fluxo de trabalho

Um objetivo tradicional no ambiente corporativo moderno é a redução de custos. Empresas modernas, trabalham continuamente em busca de formas de otimizar o seu fluxo de trabalho. Nesse sentido, o investimento em um skidder é um ótimo caminho para acompanhar e otimizar gastos.

O skidder permite que o negócio faça um manuseio mais inteligente dos seus equipamentos. As chances de uma tora quebrar durante o transporte cairão, evitando desperdícios. Além disso, ela chegará em melhor estado nos espaços de armazenamento, o que maximiza o seu aproveitamento.

Maior produtividade

É inegável que trabalhar com uma máquina específica à atividade propicia um maior ganho de produtividade. Com os skidders não é diferente, afinal, o tempo necessário para recolher e transportar uma tora (ou um conjunto de toras) de madeira será muito menor e acontecerá de forma mais padronizada e dinâmica. Justamente pela mecanização completa da operação.

Como consequência, a empresa cria uma rotina ágil no seu dia a dia, encontrando menos dificuldade para atender as demandas do mercado. Assim, a sua competitividade se torna escalável por meio de ganhos contínuos em toda a cadeia operacional.

Por que alugar um skidder pode ser uma boa ideia?

O aluguel de máquinas pesadas é uma estratégia que pode ser aplicada em vários setores. Ela ajuda empresas a otimizarem o seu fluxo de trabalho com equipamentos modernos e, ao mesmo tempo, reduz os custos com gerenciamento de infraestrutura. Assim, a empresa pode maximizar as suas receitas em médio e longo prazo.

Benefícios diretos

Quando pensamos na indústria de base da economia nacional, ou seja, na mineração, agronegócio etc., o aluguel de máquinas garante que os profissionais sempre terão acesso aos equipamentos de que precisam para o seu dia a dia. Ao passo que traz vários outros benefícios, como:

  • menor gasto com a aquisição de máquinas, uma vez que elas serão adquiridas apenas quando necessário;
  • foco na atividade principal, enquanto terceiriza o maquinário;
  • redução do custo com manutenção de máquinas, pois as alugadas terão a troca de peças feita pela parceira locadora;
  • mais agilidade para se adaptar a novos cenários;
  • garantia de que a empresa sempre terá máquinas eficientes e modernas para serem utilizadas.

A indústria florestal, foco aqui, tem passado por processos de melhoria e modernização contínuos. Baseando-se bastante no agronegócio, o setor tem absorvido a cultura de locação de máquinas e equipamentos bastante bem.

Hoje, por exemplo, a Armac auxilia os clientes do segmento florestal a otimizarem suas operações de longo prazo em todas as etapas, do plantio à colheita. Nossas máquinas e implementos ajudam marcas a terem mais produtividade e menos desperdício, agilizando sua resposta às demandas do mercado.

Nesse sentido, o skidder é um equipamento fundamental para quem pretende manter um fluxo de manuseio das toras que seja bem estruturado e com poucos erros. Por isso, não deixe de considerar um parceiro locador também para esse tipo de máquina. Isso garantirá o sucesso da sua empresa em médio e longo prazo.

Ficou interessado no modelo de negócios da Armac e em saber mais sobre nosso vasto portfólio? Então confira nossas máquinas e equipamentos clicando aqui, ou solicite um orçamento hoje mesmo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável