Como investir na otimização de tempo operacional?

Tempo de leitura: 11 min
  • Gestão

A gestão das operações tem um papel fundamental para o sucesso e deve ser prioridade para empresas que desejam se manter competitivas e inovadoras. Para isso, investir na otimização de tempo operacional é um dos pilares para favorecer resultados satisfatórios.

Trata-se de uma estratégia direcionada para o planejamento eficiente das operações internas, com objetivo de torná-los enxutos sem comprometer a qualidade — por meio de uma revisão criteriosa das tarefas para eliminar percalços e identificar oportunidades de melhoria.

Quer saber como aperfeiçoar os processos internos da sua empresa e potencializar os resultados, vamos ajudar! Continue a leitura e entenda por que investir e como aplicar a estratégia de otimização do tempo operacional!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é otimização de tempo operacional?

Em qualquer empresa, as decisões internas são cruciais e têm influência direta nos resultados e comportamento do negócio no mercado. Por isso, as decisões devem ser tomadas de forma eficiente, priorizando melhorar os processos para elevar o potencial de crescimento.

Nesse sentido, a otimização de tempo operacional é uma metodologia que visa aperfeiçoar as atividades, torná-las mais produtivas e eficazes. Sendo assim, o foco é aprimorar a gestão do tempo para que os processos aconteçam sem falhas e perdas.

Em outras palavras, a otimização de tempo operacional consiste em uma estratégia que revisa os processos e identifica possíveis gargalos. Assim, os gestores podem definir ações para a melhoria, eliminando falhas e gerando atividades ágeis, com alto desempenho e qualidade. É uma forma moderna de conduzir a gestão empresarial, aplicável a empresas de todos os segmentos da economia.

Por que investir em otimização de tempo operacional?

O sucesso de um negócio está relacionado a diversos aspectos, que vão desde as estratégias comerciais, relacionamento com o cliente e qualidade das soluções. No entanto, evitar falhas e garantir a execução de processos enxutos e eficientes é algo substancial.

Sendo assim, investir na otimização de tempo operacional proporciona benefícios considerados imprescindíveis para qualquer empresa. Afinal, a metodologia permite que os gestores conheçam melhor as operações internas e tomem decisões precisas em busca de melhoria.

Aumento da produtividade

Quando a otimização de tempo operacional é aplicada, um dos principais resultados é o aumento significativo da produtividade. Em síntese, as equipes de trabalho conseguem realizar mais tarefas em menor espaço de tempo, sem comprometer a qualidade.

Dessa forma, a otimização elimina burocracias e padroniza tarefas para ter rotinas mais produtivas. Fator importante para promover resultados consistentes e eliminar tarefas desnecessárias que causam perdas de tempo e recursos.

Elimina gargalos e burocracias

Um dos pilares do processo de otimização de tempo operacional é a revisão criteriosa de todos os processos, tanto operacionais quanto administrativos. Dessa forma, é possível identificar e eliminar gargalos e burocracias que comprometem o desempenho individual e coletivo.

O resultado é processos padronizados, livres de repetições desnecessárias e gargalos que sempre causam danos, desmotivando a equipe. Um grande benefício para a rotina de trabalho diário e, consequentemente, para os resultados ao longo do tempo.

Redução de custos

O aumento da produtividade, com menor uso de tempo e recursos, remodela os processos para gerar resultados positivos utilizando os recursos disponíveis de forma inteligente, sem excessos e perdas.

Nesse contexto, a empresa economiza recursos e reduz os custos operacionais com uma atuação de alta performance. Além disso, o tempo e esforço dos profissionais são bem dimensionados e permitem que mesmo reduzindo gastos, as operações se mantenham eficazes.

Maior flexibilidade

A flexibilidade é uma exigência para as empresas se adaptarem melhor às oscilações e mudanças constantes do mercado, ou seja, um requisito para alterar processos de forma estratégica e que mantenha o foco nos resultados, mantendo o negócio competitivo.

Aumenta a motivação da equipe

A motivação da equipe de trabalho tem relação intensa com a produtividade e desempenho, fatores importantes para a empresa. Sendo assim, contar com um time comprometido e motivado contribui para melhorar a qualidade e os resultados da organização.

Com a otimização do tempo operacional, as tarefas são padronizadas, evitando trabalhos desnecessários e o desgaste dos profissionais. Aspecto que favorece, sobretudo, a produtividade e o comprometimento da equipe com os objetivos da empresa.

Impulsiona os resultados

Por fim, todos os benefícios de implementar a otimização de tempo operacional convergem para impulsionar os resultados. Esse fator é notável tanto no desempenho da equipe quanto nas questões financeiras, uma vez que os desperdícios de tempo e recursos são eliminados.

Portanto, o resultado dos esforços e metodologias direcionadas para otimização do tempo operacional têm o potencial de elevar o crescimento. Diante disso, estabelecer estratégias para alcançar os objetivos no mercado será mais fácil, reduzindo os desgastes e perdas.

Como otimizar as operações produtivas?

Os benefícios proporcionados pela otimização de tempo operacional demonstram que essa é uma estratégia importante para qualquer empresa, independente do segmento. Entretanto, o processo para implementar a metodologia na prática exige atenção, dedicação e muito planejamento para evitar transtornos e garantir bons resultados.

O gerenciamento das operações e a definição das medidas para a melhoria devem ser realizadas de forma participativa, por uma equipe multidisciplinar. Ou seja, é necessário contar com o apoio da direção, gestão e cargos operacionais para promover ações consistentes.

Veja o que é necessário para otimizar as operações e o tempo no seu negócio:

Faça o mapeamento dos processos

A etapa inicial para a otimização de tempo operacional é o mapeamento criterioso dos processos internos. Esse processo consiste no estudo detalhado de todas as atividades, do início ao fim, considerando todos os fluxos, materiais, mão de obra, insumo e efetividade.

Portanto, reúna sua equipe e estude todos os processos com calma, analisando, inclusive, o comportamento das atividades ao longo do tempo. Isso proporcionará dados importantes para identificar pontos positivos e outros fatores que devem ser melhorados.

Identifique todas as falhas

Após mapear e estudar todos os processos é o momento de analisar os dados e identificar as falhas nas operações. Para isso, todos os aspectos considerados fora do ideal devem ser identificados e registrados, mesmo que a princípio pareçam insignificantes.

A identificação de falhas é uma etapa que merece atenção, pois é o que norteará as ações para melhoria e otimização. Portanto, analise suas operações, máquinas e a atuação dos profissionais com cuidado para entender exatamente quais as causas dos erros.

Elimine tarefas desnecessárias

Apesar de não serem consideradas diretamente como falhas, muitas tarefas realizadas na rotina diária são consideradas desnecessárias — ou seja, não agregam valor ao processo como um todo e provocam desperdícios ou perda significativa de tempo.

Diante disso, revise os dados obtidos no mapeamento de processos para identificar as tarefas desnecessárias e eliminá-las das operações. No entanto, sempre considere se as alterações não vão comprometer o resultado e, se preciso, crie procedimentos para operar.

Defina o modelo de processo ideal

O modelo de trabalho mais indicado é o que proporciona bons resultados, com menor tempo, uso reduzido de recursos e livres de gargalos. Nesse sentido, reúna a equipe responsável por implementar a otimização de tempo operacional e estabeleça as operações ideais.

Assim, documente, padronize e treine os funcionários para garantir que tudo irá acontecer de acordo com o planejado para o novo modelo de trabalho.

Automatize tarefas repetitivas

Muitas tarefas repetitivas realizadas em uma empresa não podem ser eliminadas, pois impactam diretamente os resultados, produtos ou serviços. Nesses casos, uma excelente ideia é realizar a automatização dessas tarefas e facilitar o trabalho, quando for possível.

A automatização de tarefas é um método mais complexo e que exige maior planejamento, porém, pode ser uma solução ideal para otimizar o tempo. Portanto, sempre considere essa possibilidade para melhorar os seus processos e otimizar os resultados.

Invista em maquinários de qualidade

A qualidade das máquinas utilizadas nas operações é um fator imprescindível para os resultados, visto que utilizar equipamentos de baixa qualidade de condições de uso provocará perda de tempo excessiva para reparos, além de causar prejuízos financeiros.

Portanto, invista em máquinas em perfeito estado de funcionamento, com manutenções em dia e boa capacidade produtiva. Para isso, uma ótima alternativa para sempre contar com equipamentos de qualidade e com boa procedência é a locação de máquinas.

Invista no monitoramento e melhoria contínua

A otimização de tempo operacional é uma metodologia que exige o monitoramento constante para garantir a consistência nos resultados. Em outras palavras, monitore a eficiência das ações implementadas para saber se estão indo bem ou se é preciso intervir.

Para tanto, você pode definir indicadores de desempenho, avaliar a execução diária das operações e monitorar os resultados pontualmente. Dessa forma, é possível agir com proatividade e sanar problemas antes que se tornem maiores e comprometam a excelência, além de otimizar a melhoria contínua.

Takt time: por que aplicá-lo às operações?

O takt time é um termo alemão, que consiste na relação entre a demanda de mercado e o tempo de produção. Dessa forma, é um conceito que determina o ritmo de produção para atender as demandas da empresa, evitando desperdícios e perdas de tempo ou recursos.

Portanto, o takt time pode ser definido por meio da seguinte fórmula:

Takt time = tempo operacional líquido (período) / necessidade do cliente (período)

Trata-se de uma metodologia muito utilizada nas empresas e nos princípios Lean que auxilia a determinar quanto tempo é necessário para atender a necessidade do cliente. Assim, os gestores podem definir o ciclo de trabalho com precisão e otimizar todo o processo, reduzindo custos e desperdícios sem colocar a qualidade em risco.

Para uma empresa, existem diversas formas para aplicar o takt time e definir um ritmo de trabalho adequado, de acordo com os objetivos. Em muitas operações, por exemplo, para otimizar resultados é interessante contar com máquinas específicas e acelerar processos sem causar complicações.

Sendo assim, aplicar o takt time nas atividades é essencial para a otimização de tempo operacional, pois contribui para alcançar um ritmo de trabalho ideal. Além disso, é uma metodologia simples e de fácil implementação, que favorece a melhoria significativa dos resultados.

Como a Armac é referência em gestão de máquinas e pessoas?

A Armac é uma empresa consolidada e referência no mercado de locação de máquinas específicas, sejam elas por curto períodos ou a longo prazo. Presente em 22 estados brasileiros e mais de 230 cidades, somos uma grande aliada para promover soluções que contribuem para a produtividade.

No portfólio da Armac disponibilizamos máquinas de alta qualidade e desempenho, prontas para executar tarefas com precisão e agilidade. Ideal para você eliminar a perda de tempo e dinheiro com tarefas trabalhosas e que comprometem os resultados.

Busque os equipamentos capazes de otimizar o tempo operacional do seu processo:

Por contribuir com equipamentos em excelentes condições de uso e que atendem demandas amplas ou específicas, a Armac é uma referência em gestão de máquinas e pessoas. Sobretudo devido à robusta oferta de máquinas que proporcionam mais agilidade, segurança, eficiência e economia, requisitos essenciais para uma gestão eficiente.

Como você pode notar, a otimização de tempo operacional é uma estratégia que pode ser implementada com facilidade e proporciona benefícios importantes. Afinal, aperfeiçoar processos e contar com equipamentos de qualidade é imprescindível para a satisfação dos seus clientes.

Gostou do post? Veja como podemos ajudar a aperfeiçoar suas operações! Entre em contato conosco agora mesmo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável