O que é um freight forwarder?

  • Logística

O sucesso no mundo dos negócios depende da atuação de uma série de profissionais. Muitos deles nem sequer fazem parte direta de uma empresa e atuam prestando serviços relacionados aos caminhos pelos quais uma mercadoria passa muito antes de chegar ao consumidor final. Pensando nisso, preparamos este post mostrando o que é um freight forwarder.

Podendo ser uma pessoa física ou jurídica, trata-se de um especialista na prestação de serviços relacionados ao transporte de mercadorias, atuando como uma espécie de mediador entre embarcadores, transportadores e tudo o que estiver envolvido nas operações de comércio internacional.

Continue lendo e aprenda mais sobre o tema.


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é o freight forwarder?

De uma maneira resumida, o freight forwarder é o profissional que atua no transporte de cargas. O nome deriva do inglês, em que freight quer dizer frete e forwarder significa algo como despachante ou expedidor. Por isso, esse especialista (ou a empresa que presta esse tipo de serviço) também costuma ser chamado de “transitário de cargas” ou “agente de cargas”.

Na prática, ele é o intermediário responsável por proporcionar e criar soluções logísticas para operações de importações e exportações. Esse profissional utiliza o seu conhecimento sobre o tema e a experiência na área para traçar a melhor estratégia internacional, reduzindo riscos e problemas, como atrasos, extravios e custos extras no processo.

Para isso, o freight forwarder pode usar transportes aéreos, marítimos, rodoviários e ferroviários, sempre com o intuito de atender aos prazos dos clientes. Assim, ele assegura o recebimento dos produtos em questão, com despesas controladas e embarques mais eficientes, passando informações sobre cada trâmite e etapa.

O papel dele é crucial em termos de comércio exterior, visto que muitas empresas e empreendedores do Brasil dependem de mercadorias e insumos de fora para manterem a sua produtividade. Felizmente, o freight forwarder está capacitado para isso, inclusive para fazer a negociação de tarifas com armadores, companhias e fornecedores.

Vale lembrar que a função desse profissional pode variar devido à legislação vigente em cada país. No Brasil, o freight forwarder está habilitado a realizar um trabalho completo e tem uma remuneração correspondente a um percentual do valor pago pelo frete, com a sua operação ficando por conta do embarcador.

Quais são as principais funções do freight forwarder?

Como dissemos, o freight forwarder oferece, para os seus clientes, as melhores soluções logísticas para operações de importação ou exportação de acordo com as demandas e as condições solicitadas.

Sendo assim, a sua atuação prática está relacionada a estudar e definir as melhores alternativas de transporte (selecionando os modais mais adequados), os fornecedores e os padrões de embalagem para os produtos. Além disso, ele faz toda a coordenação do trâmite, mantendo importadores e exportadores bem informados.

Como é um serviço bastante burocrático, o freight forwarder também fica responsável pelas documentações de embarque, pode oferecer seguros internacionais, resolver eventuais necessidades de estocagem e solucionar os imprevistos que surgirem de modo que o retorno financeiro do seu cliente seja maximizado.

Qual é a importância do freight forwarder no comércio exterior?

As empresas que atuam com comércio exterior, definitivamente, podem experimentar grandes benefícios ao contar com um freight forwarder. Afinal, trata-se do especialista em proporcionar as melhores soluções para quem precisa exportar ou importar mercadorias sem perder dinheiro nem capacidade competitiva no seu segmento de mercado.

Com um freight forwarder, é possível garantir que os produtos sejam transportados com qualidade, velocidade e eficácia. Ao mesmo tempo, os gestores, empresários e empreendedores ficam muito menos preocupados, conseguindo se dedicar a outras atividades, das quais realmente entendem e que também são relevantes para os seus negócios.

Além disso, quem conta com um transitário de cargas tem a garantia de que serão tomadas as decisões ideais em termos de importação e exportação, algo imprescindível para diversos segmentos da economia, entre os quais podemos destacar instituições de mineração, agronegócio e construção civil.

Quais são os serviços prestados pelo freight forwarder?

Geralmente, os profissionais ou empresas que atuam no setor de freight forward oferecem uma ampla gama de serviços. Entretanto, a grande maioria deles está diretamente relacionada ao comércio exterior e à prestação de auxílio à gestão de processos logísticos, bastante frequentes em operações de importação e exportação.

Entre os mais comuns, estão a ajuda a respeito dos modais de transporte mais recomendáveis para determinado produto ou necessidade, orientações sobre embalagens, rótulos e identificações, consultoria sobre legislação, normas e regimes tributários e emissão dos documentos necessários para o embarque.

Além disso, no caso de deslocamentos de artigos mais robustos, como máquinas e equipamentos maiores, o freight forwarder pode atuar na reserva de espaço nos veículos transportadores, separando a documentação necessária, buscando ofertas, negociando preços e consolidando as cargas, em casos mais específicos.

Quais são seus maiores desafios?

As organizações que contratam um freight forwarder podem experimentar diversos benefícios, uma vez que se trata de uma ajuda fundamental para a inteligência logística das operações. Com um estudo logístico estratégico e bem-feito, fica muito mais simples importar e exportar, desde os itens mais simples até máquinas e equipamentos pesados.

Entretanto, existem diversos desafios para esse especialista. É necessário tomar cuidado com a integridade do que é transportado e ter atenção à legislação, que pode ser um entrave, gerando burocracia e demandando tempo. Ele também deve compreender muito bem os modais brasileiros, sabendo fazer o direcionamento adequado e negociar para minimizar custos.

Como você pôde ver, o freight forwarder não é simples e depende de uma série de conhecimentos, escolhas estratégicas e, até mesmo, capacidade de negociação. Ao contar com esse especialista para a sua empresa, você garante que as escolhas mais adequadas serão feitas e que as mercadorias e os insumos necessários chegarão de forma veloz e com o melhor custo-benefício.

Gostou de aprender melhor o que é um freight forwarder? Quer conferir mais artigos como este? Então, não deixe de seguir os nossos perfis no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável