Aluguel de minirrolo compactador: confira 4 vantagens

Tempo de leitura: 7 min
  • Máquina

Os minirrolos compactadores são máquinas extremamente importantes para projetos de construção de rodovias, gasodutos, aterros, entre outros de infraestrutura geral. Com esse equipamento, é possível fazer a correta compactação do solo, evitando falhas no subleito que podem comprometer todo o andamento da obra e impactar a sua qualidade.

Por ser um equipamento pesado e de uso específico, a sua aquisição pode ser muito custosa para muitas empresas. Por isso, o aluguel de minirrolo compactador se mostra uma alternativa de melhor custo-benefício para quem precisa desse tipo de equipamento no canteiro de obras.

Continue acompanhando e veja o que é o minirrolo compactador, seu funcionamento e as principais vantagens de alugar esse veículo!


Compactos para locação – Orçamento Online

Soluções versáteis para projetos e obras.


O que é o minirrolo compactador e como é seu funcionamento?

O minirrolo compactador é um equipamento utilizado para realizar a compactação e a pavimentação do solo. Devido ao seu tamanho reduzido em relação às demais máquinas de nivelação de terreno, ele pode ser utilizado em espaços menores e com maior nível de precisão. O seu porte é um grande diferencial na sua usabilidade, tornando essa máquina um importante recurso para quem busca por potência de compactação nos canteiros de obra.

Para isso, o minirrolo compactador conta com rolos que utilizam o peso de um grande tambor acoplado ao chassi da máquina, com o objetivo de preencher os espaços do material sendo compactado. Os rolos desse veículo são pesados, chegando a até 8 toneladas, que podem ser aumentadas caso o interior dos tambores seja preenchido.

Em alguns modelos, a vibração extra do veículo é utilizada para acelerar e melhorar a qualidade da compactação. Além disso, também existem minirrolos compactadores movidos a controle remoto. Com isso, os operadores têm mais segurança em relação ao manuseio desse equipamento. Por isso, é preciso avaliar as necessidades do projeto, para determinar quais são os equipamentos adequados para assegurar sua eficiência.

Quais os principais tipos de minirrolos compactadores?

Separamos uma lista com os principais tipos de minirrolos compactadores, para que você possa avaliar qual modelo é o mais adequado para as suas necessidades. Confira!

Pé de carneiro

Esse tipo de minirrolo compactador, também conhecido como rolo pé de carneiro, é um veículo que pode ter seus cilindros com relevos conhecidos como patas. Seu principal uso é durante a penetração superficial do solo, com o objetivo de aumentar a área de contato. Dessa maneira, é possível fazer com que a coesão entre as partículas seja quebrada, facilitando a evaporação do solo para sua compactação.

Outro ponto importante durante o uso desse tipo de minirrolo compactador é a umidade do solo. O ideal é que a superfície não esteja muito seca nem muito úmida, caso contrário, seu uso será dificultado. Esse modelo é ideal para compactar valas, justamente pelo seu tamanho e por questões de segurança, já que pode ser controlado remotamente pelos operadores.

Minirrolos compactadores combinados

Os minirrolos compactadores combinados contam com um cilindro vibratório dianteiro e pneus de borracha para auxiliar na execução dos projetos. Eles são recomendados para serviços pequenos, como tapar buracos ou fazer pequenos reparos. 

Ainda, esse tipo pode ser aproveitado em reparos rodoviários ou em pequenas aplicações, como em ruas de baixo tráfego, ciclovias e no interior de determinadas edificações — como estacionamentos.

Outro destaque desse modelo é a sua atuação na compactação de aclives. Porém, esse tipo não deve ser utilizado em obras de grande porte, já que seus rolos não são desenvolvidos para esse tipo de atuação.

Minirrolo compactador tamping

Esse modelo é muito utilizado na compactação de solos coesivos e semicoesivos granulares, argilosos e arenosos. Ele vem equipado com um cilindro com relevos, que permite o impacto adequado para a propagação de pressões necessárias no processo.

Devido às suas características, ele é mais indicado para projetos mais pesados. Dessa maneira, o efeito do impacto produzido por seus relevos proporciona maior agilidade ao rolo, possibilitando conquistar resultados de maior qualidade.

Minirrolos compactadores Tandem

Por fim, temos os minirrolos compactadores Tandem. Esse tipo é mais indicado para projetos de médio e grande porte. Aqui, temos um veículo composto por um duplo cilindro vibratório. Dessa forma, é recomendado para a compactação asfáltica, já que ele não contém pneus de tração como os outros modelos.

Quais as vantagens do aluguel de um minirrolo compactador?

O aluguel de um minirrolo compactador é muito interessante para quem busca por melhores resultados com um custo-benefício que se encaixa no orçamento do projeto. Separamos 3 benefícios para você avaliar melhor esse tipo de investimento.

1. Menores custos

Investir em máquinas e equipamentos pode ser muito custoso para uma empresa. Se levarmos em consideração os valores que envolvem esse processo, como a manutenção e o reparo, os números tendem a aumentar ainda mais. Por isso, o aluguel de minirrolo compactador se mostra uma solução mais econômica e eficiente.

Ao alugar uma máquina ou equipamento, você garante um veículo funcional durante o período estipulado para o seu projeto. Com isso, é possível eliminar diversos gastos, como a manutenção do equipamento, já que a empresa que fornece o serviço será a responsável pelo bom estado de seus produtos.

2. Equipamentos de ponta

O aluguel de minirrolos compactadores pode trazer um grande diferencial para os seus projetos: veículos novos de mercado. Ao alugar uma máquina ou equipamento, você terá à disposição um catálogo com produtos novos e adequados às principais tecnologias da atualidade.

Com isso, seu projeto terá os melhores recursos para maximizar a eficiência e a produtividade dos operadores, possibilitando resultados superiores à execução do trabalho. Assim, é possível diferenciar seus serviços, dando maior destaque à sua empresa e, consequentemente, melhorando o seu faturamento.

3. Facilidade na troca

O aluguel de minirrolo compactador também é um serviço essencial para quem precisa de agilidade na entrega e na substituição de veículos para dar continuidade aos projetos. Dessa forma, é possível contar com maior facilidade, evitar a burocracia em excesso e assegurar que seu projeto esteja dentro do cronograma estipulado.

4. Facilidade operacional

Ao contrário do modelo tradicional, que acaba sendo muito maior, o minirrolo pode ser utilizado em ambientes mais restritos e desempenhando uma maior precisão.

Além disso, há também outros recursos muito importantes para a produtividade e segurança dos operadores, como o controle remoto da máquina. Dessa maneira, eles podem controlar os minirrolos compactadores à distância com a mesma qualidade e eficiência. Isso possibilita uma operação contínua, mesmo em situações adversas, como em valas, aclives ou áreas de difícil acesso humano.

Pronto! Agora que você viu mais detalhes sobre o tema, temos certeza de que percebeu a importância do aluguel de minirrolo compactador e como esse processo pode ser valioso para o sucesso de seus projetos. A Armac oferece um catálogo de máquinas e equipamentos de ótima qualidade para ajudar a sua empresa, com foco na inovação e na segurança para os operadores.

Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e conhecer o nosso catálogo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável