Benefícios e diferenciais da construção steel frame

Tempo de leitura: 5 min
  • Engenharia

A construção steel frame tem se tornado a solução para minimizar os desperdícios e dificuldades das obras convencionais.

Sua metodologia alia performance tecnológica, sustentabilidade e eficiência. Não por acaso, tem se tornado um dos sistemas mais utilizados em metrópoles emergentes.

Tem interesse em conhecer os detalhes desse sistema construtivo? Neste artigo, abordaremos seus principais pontos, diferenciais e benefícios. Acompanhe!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é construção steel frame?

Em suma, uma construção steel frame consiste no uso de peças pré-moldadas que simplificam os processos de movimentação, alocação e montagem no canteiro de obras. Também chamada de construção a seco, ela utiliza estruturas de perfis de aço galvanizado como substitutas para o concreto armado. Aliado a isso, usa-se gesso acartonado — chapas de drywall — e placas cimentícias, como troca para os tijolos.

Ao trabalhar com esse modelo de estruturas já feitas e que apenas aguardam o encaixe, de modo simplificado, o resultado é mais rapidez. Isso sem falar no aumento da racionalização e organização dos processos logísticos. A steel frame também diminui, drasticamente, o uso de água, por isso a nomeação a seco. O líquido é apenas empregado para as fundações da obra.

E como encaixar tudo isso? A parafusadeira é o principal componente. O telhado pode ser construído com um amplo repertório de materiais entre a cerâmica e o metal. Uma opção muito usada é o revestimento de manta de fibra de vidro saturada em asfalto e grânulos cerâmicos. De modo simples, um bom telhado será formado por isolante termoacústico, chapas de OSB (tiras prensadas de madeira) e perfis de aço galvanizado.

Nesses processos em altura, quando há, é muito comum vermos caminhões munck e manipuladores telescópicos movimentando grandes peças para encaixe, e operadores em plataformas elevatórias articuladas realizando a finalização, ajustes e acabamento manualmente.

Como o steel frame funciona?

A anatomia da construção steel frame é composta, primeiramente, por uma estrutura de aço galvanizado. Ela é o esqueleto da construção e apresenta uma vida útil acima de 100 anos. Após isso, uma placa de OSB é inserida, seguida por uma membrana que embala tal estrutura. Logo, impede a entrada de umidade, liberando problemas com mofo e infiltrações.

Após isso, são empregados revestimentos da escolha do projeto. A placa cimentícia é o mais popular. Sucede que esse componente, ou qualquer outro revestimento utilizado, recebe acabamento especial — o base coat. Isso é uma massa aplicada para impermeabilizar e homogeneizar as juntas das placas do revestimento.

Por último, a parede recebe mais um revestimento final. Ele pode ser uma pintura, pastilhas cerâmicas, pedras, porcelanato, madeira. As possibilidades são muitas e capazes de boas combinações, a depender dos direcionamentos do projeto arquitetônico. Todo esse processo é para as paredes externas. No caso da parte interna da construção, as etapas são mais simplificadas.

Por que tem ganhado destaque entre as construtoras?

O estilo não é exatamente inédito, isso porque o steel frame, na verdade, é uma evolução de uma forma ancestral de construção: o wood frame. O fato, no entanto, da construção steel frame seguir uma lógica de industrialização, permitiu agilidade. A produção de “peças” segmentadas, operando apenas para o encaixe, foi uma solução ideal para a redução volumosa de desperdício de materiais e produção de resíduos, além de maior controle na previsão do orçamento e diminuição de acidentes.

Quais são as vantagens?

O método de construção, por si só, possui vantagens inerentes e outras que acompanham, diretamente, a escolha de equipamentos corretos para apoiá-la. Entenda:

Redução de resíduos

Esqueça a necessidade de alugar caçambas para retirar o entulho. A proposta da steel frame, não há restos de massa, cimento, cacos de tijolos e qualquer outro grande desperdício de materiais de construção. O resultado é a diminuição volumosa de resíduos.

E mesmo que haja entulho, o volume é mínimo e pode, facilmente, ser movimentado através de caminhões basculantes.

Obras mais rápidas

Reforçamos: a montagem em blocos permite a conquista de prazos privilegiados. Afinal, uma obra steel frame precisa basicamente de encaixe das estruturas. Logo, é possível otimizar o tempo, e o resultado são menos diárias com mão de obra e execução facilitada. Para se ter uma ideia, quando comparado com uma obra convencional, a diferença de prazo é, em média, 10 meses.

Ganho de área

A espessura das paredes internas de uma construção steel frame é bem menor do que a de alvenaria. Dessa forma, há um ganho de área visível. Isso pode ser a solução para o encaixe de objetos e estruturas em um projeto. Uma porta que não fechava ou um corredor de ar mais amplo. As possibilidades são maiores com a planta maior da construção a seco.

Quais as desvantagens?

Há alguns desafios para proceder com esse tipo de construção steel frame. No Brasil, apesar de ser algo que tem tomado proporções numerosas, há uma carência de mão de obra qualificada. Esse impasse, evidentemente, pode ser solucionado. Afinal, o método de construção, como vimos, é mais simples e pode ser ensinado aos trabalhadores.

Somado a isso, há uma limitação técnica imposta pelos padrões de altura que construções em steel frame podem atingir. Afinal, apesar da fundação seguir padrões da construção tradicional, o restante da estrutura pode sofrer mais incisivamente com intempéries quando elevada.

Viu como construção steel frame é uma solução para uma obra mais rápida, sem entulhos? Se você gostou deste artigo, também será interessante conhecer os 3 pilares da qualidade na construção civil.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável