O uso de maquinário autônomo em diferentes setores da indústria

Tempo de leitura: 7 min
  • Inovação

As máquinas autônomas já podem operar em determinados ambientes industriais. Esses equipamentos ainda não estão operando nas vias de trânsito do nosso país, mas são extremamente úteis para a realização de atividades perigosas em mineradoras, por exemplo. Os maquinários ampliam a segurança dos colaboradores e tornam as operações mais sustentáveis.

A implementação do maquinário autônomo requer o treinamento dos trabalhadores para o uso de tecnologias digitais, mas é capaz de aumentar significativamente a produtividade. Neste post, vamos abordar a utilização de máquinas autônomas nos mais variados setores da indústria e fornecer detalhes sobre os robôs autônomos que estão revolucionando os métodos de produção. Continue a leitura e confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda o uso de maquinário autônomo em diferentes setores da indústria

O avanço tecnológico favoreceu o crescimento das indústrias de diversos segmentos do mercado. Em decorrência do fenômeno da transformação digital que se intensificou nos últimos tempos, o uso de tecnologias é indispensável para a sobrevivência dos negócios e também para o seu sucesso. Veja a seguir as principias áreas da indústria que podem aplicar as máquinas autônomas em suas operações!

Mineração

Segundo a revista da Vale, nas minas do Complexo de Carajás, os caminhões autônomos têm capacidade de transportar 320 toneladas de materiais em áreas isoladas. Esses equipamentos já passaram pelos testes nesses ambientes e já entraram na produção de forma oficial. As mineradoras também já implementaram o uso de perfuratrizes autônomas que estão em plena operação.

A atividade da mineração pode ser facilitada por meio de investimentos em sistema automatizado de pesagem dos caminhões que transportam minérios beneficiados. As soluções tecnológicas registram a hora da pesagem, o peso líquido carregado, o destino, a origem, a placa dos veículos e outros dados que são enviados pelos painéis eletrônicos até a sala de controle.

Os processos das áreas de britagem, concentração e empilhamento podem ser automatizados. Algumas minas subterrâneas automatizaram parte da flotação e moagem, além de ter implementado um sistema de desmonte remoto. Também é possível usar as novas tecnologias nos procedimentos de recuperação de rejeitos, beneficiamento, estações de tratamento de água e acionamento remoto de explosivos.

Agricultura

As máquinas autônomas desempenham papel fundamental na agricultura de precisão. Com elas, os produtores rurais aumentaram a sua economia, sustentabilidade e eficiência nas atividades agrícolas. Os maquinários são úteis nos períodos de plantio e colheita de lavouras para acelerar os processos e melhorar a produtividade no campo.

A tecnologia autônoma foi desenvolvida para ser apropriada à superação de desafios enfrentados pelos agricultores e empresários do agronegócio. O principal objetivo dos seus desenvolvedores é impulsionar a produção de modo sustentável, fazer com que as condições do solo sejam ideais para o cultivo e realizar planejamentos com o auxílio da meteorologia.

Os tratores atuais foram fabricados com tecnologias autônomas, telemática e piloto automático para que alcancem uma etapa mais avançada. Eles são baseados nos equipamentos convencionais que são bastante potentes, contudo, utilizam o GPS juntamente com sinais do satélite para oferecer aos usuários condução mais precisa, captura e transmissão de dados do campo, monitoramento e controle remoto dos maquinários.

Construção civil

A integração de sistemas, os robôs autônomos e a tecnologia de ponta otimizam as técnicas e aprimoram as funções na construção civil. As máquinas autônomas trouxeram soluções para as lacunas desse segmento e permitiram aos empreendedores inovar em seus projetos para aperfeiçoar a produtividade. Hoje, os engenheiros e arquitetos contam com ferramentas únicas.

Os investidores apostaram milhões de dólares no desenvolvimento dos maquinários autônomos e robôs para serem aplicados em canteiros de obras. Em contrapartida, esses equipamentos transportam materiais e constroem parte das edificações. Um robô conhecido como SAM 100 empilha milhares de tijolos por dia, por exemplo.

A indústria da construção civil conta ainda com mini rolos compactadores de controle remoto em obras complexas. Essas máquinas autônomas são usadas para compactar o solo, fazer terraplanagem e preparar terrenos para as edificações. Esses equipamentos são perfeitos para operar em espaço de risco e para fazer obras de saneamento.

Compreenda a importância do uso de maquinário autônomo na indústria

Como você pode ver, o principal objetivo das máquinas autônomas é executar as tarefas repetitivas, perigosas e, muitas vezes, inviáveis para os colaboradores. Nas fábricas, os robôs autônomos movimentam e carregam os insumos, atuando nos trabalhos pesados e na linha de produção. Observe abaixo os benefícios do uso desses equipamentos nas indústrias!

Diferencial competitivo

Os maquinários autônomos são personalizados para atender às necessidades da produção na indústria. Desse modo, eles se tornam um diferencial competitivo no mercado. As fábricas ficam mais eficientes e superam a concorrência ao ter possibilidade de suprir demandas mais elevadas. Além disso, máquinas assim, evitam desperdícios e garantem a qualidade ainda mais padronizada dos processos.

Redução de custos

Implementar as máquinas autônomas ajuda a indústria e economizar em diversos processos. Elas são desenvolvidas para diminuir custos por meio de desenhos técnicos, cálculos, estudos estruturais, energéticos e mecânicos, simulações computacionais e outras técnicas que validam o objetivo da sua fabricação. Os trabalhos manuais são eliminados e mecanizados.

Os colaboradores começam a atuar em outras áreas mais relevantes. Diante disso, os processos cansativos passam a ser realizados pelos maquinários autônomos e a indústria elimina as despesas com mão de obra. Com a sua implementação, não há mais necessidade de contratar um número elevado de operadores e a folha de pagamentos diminui consideravelmente.

Economia de tempo

Os equipamentos autônomos podem não substituir totalmente os trabalhos manuais, entretanto, produzem economia de tempo pela otimização dos processos. Eles promovem melhorias na produção que fica mais eficiente e rápida, enquanto o controle das atividades é facilitado pela padronização dos procedimentos. Por outro lado, a automatização diminui as falhas humanas.

Proteção do meio ambiente

Conforme a notícia da Vale, com os caminhões autônomos é possível reduzir em 5% o consumo de combustível e, consequentemente, diminuirá o volume de emissão de gases e partículas nocivas na atmosfera. O mercado acredita que a vida útil desses equipamentos será prolongada e a geração de resíduos oriundos de lubrificantes e peças reduzirá em até 7%.

Por outro lado, o desgaste dos pneus cairá cerca de 25% de modo que haverá redução de resíduos também. A intenção da Vale com a introdução dos caminhões autônomos nas minas é eliminar 33% das emissões de carbono no ar. A empresa prevê enormes benefícios ambientais e menos exposição de seus colaboradores aos riscos da atividade.

Controle de qualidade

Os erros humanos são inevitáveis e interferem na qualidade dos produtos, apesar dos treinamentos que os colaboradores recebem continuamente. Se as máquinas autônomas fazem o trabalho, a probabilidade de falhas é praticamente inexistente em comparação à mão de obra. Assim, os gestores conseguem ter mais controle sobre a produção, monitorar os lucros e os custos e direcionar os investimentos.

Entendeu o uso de maquinário autônomo em diferentes setores da indústria? As máquinas autônomas são uma ótima oportunidade para aumentar a lucratividade e diminuir os gastos com manutenção. Como elas são planejadas para exercer determinada função e atender às demandas das fábricas, a manutenção preventiva ajuda a controlar o seu estado para mantê-las sempre em funcionamento.

Quer obter mais informações sobre o tema? Então siga-nos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável