Caminhão prancha: qual seu papel no transporte de máquinas pesadas?

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

O caminhão prancha é um veículo utilizado para fazer o transporte de equipamentos ou materiais pesados. É uma excelente alternativa para o deslocamento de maquinários agrícolas, barras de aço, chapas e demais insumos de grande porte. A sua estrutura é projetada para uma locomoção de cargas segura e confiável, com a capacidade de suportar pesos elevados e percorrer longas distâncias.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o caminhão prancha no transporte de máquinas. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Aspectos importantes sobre o caminhão prancha

O caminhão prancha oferece facilidades para o transporte e mais segurança para o canteiro de obras, assim como para o equipamentos e máquinas transportados. A seguir, você vai conferir alguns pontos importantes que o caminhão prancha facilita no seu projeto.

Suporta cargas pesadas

Um dos pontos fortes do caminhão prancha é a possibilidade de transportar maquinários de grande porte e materiais pesados a longas distâncias. A segurança de tal equipamento só é possível devido aos pistões hidráulicos e remontes específicos que ele apresenta. Esses instrumentos garantem mais exatidão ao transportar as cargas e isso garante a durabilidade e operacionalidade das máquinas.

Suporta grandes quantidades

O caminhão prancha foi projetado para deslocar cargas pesadas de forma facilitada e em maior quantidade. É um veículo de transporte que, além de promover uma maior segurançça no deslocamento das máquinas, torna mais ágil as atividades dos profissionais, facilitando até mesmo para o gestor da obra. Esse equipamento conta com entradas de segurança nas suas laterais e na traseira para fixação dos itens pesados que estarão em transporte.

Modelos de caminhão prancha

Existem diferentes modelos de caminhão prancha, que variam pelo seu tamanho e a especificidade do tipo de transporte realizado. Alguns desses são:

  • caminhão-plataforma: normalmente é utilizado para transportar ou fazer o reboque de grandes cargas e de containers;
  • caminhão-baú: este modelo apresenta uma estrutura fechada, capaz de proteger as cargas que não podem permanecer expostas às intempéries climáticas;
  • caminhão com caçamba: já este tipo de caminhão conta com uma caçamba articulada, que possibilita o transporte de carga líquida ou seca em grandes volumes.

O caminhão prancha é um equipamento muito presente e fundamental na construção civil, pois é um setor que efetua o deslocamento de materiais pesados e de difícil manuseio, além de precisar de recursos que facilitem as operações de sua equipe, assim como a locomoção de maquinários de grande porte.

Utilidade de um caminhão prancha

Ele é um veículo projetado para o transporte de cargas especiais. Para que isso seja possível, é necessário seguir um conjunto de regulamentações fundamentais, considerando as dimensões e os pesos da carga transportada.

Todo o transporte realizado pelo caminhão prancha deve passar por um processo de logística, uma vez que os condutores do veículo devem ser qualificados para este transporte.

Os profissionais condutores precisam estar em conformidade com as leis e as resoluções estaduais e municipais por onde este veículo vai transitar no decorrer de sua locomoção. Em tal perspectiva, podemos determinar que as utilidades de um caminhão prancha são:

  • fazer o transporte de cargas pesadas dentro do perímetro urbano ou em outras regiões do país;
  • entregar máquinas de grande porte;
  • ser empregado em obras de construção para o transporte de materiais pesados e maquinários necessários no canteiro de obras.

Este tipo de transporte deve ser realizado de forma cuidadosa, com responsabilidade, pelos profissionais condutores do veículo. O setor que atua com transporte de cargas pesadas enfrenta grandes desafios, pois qualquer acidente ou imprevisto pode gerar consequências graves, sem contar no prejuízo financeiro.

Cuidados com as cargas transportadas pelo caminhão prancha

Por se tratar de uma atividade com grandes desafios, que demanda mais atenção de todos os envolvidos, o transporte com o caminhão prancha exige alguns cuidados indispensáveis, tanto com o veículo quanto com a carga transportada.

Mas quais cuidados podem ser tomados? A seguir compartilhamos algumas dicas e observações importantes para organizar a sua logística e as operações de transporte de cargas pesadas.

Tenha cuidado com a dimensão dos veículos transportados

Se o transporte for de veículos ou de maquinários, é imprescindível estar atento à dimensão dessas cargas e ter o controle de todas as especificações dos produtos transportados. Isso garante maior previsibilidade em relação:

  • a quantidade dos itens carregados;
  • o peso que o caminhão vai suportar durante o deslocamento;
  • o tamanho e a capacidade da carga referente ao seu período de viagem;
  • os impactos de condução enfrentados no trajeto.

Saiba o peso dos equipamentos e materiais transportados

O caminhão prancha atende a um limite de peso permitido para o transporte de cargas. Por essa razão, é indispensável saber o peso exato dos equipamentos ou dos materiais que serão transportados, pois o excesso de carga pode causar problemas de condução ao motorista, fazendo com que ele perca o controle do veículo resultando em um grave acidente.

Atente para a manutenção do veículo

Para que o transporte seja seguro e confiável, é necessário que o caminhão prancha esteja com a sua manutenção em dia e não apresente falhas ou comprometimento de suas peças. A falta de manutenção prejudica o desempenho do equipamento e pode ser um potencial causador de acidentes ou de paradas no meio da estrada.

Uma observação importante que deve ser feita em relação aos pneus: por entrarem em contato direto com a via, eles têm de estar em excelente estado de conservação para que o transporte seja feito em segurança.

Como a Armac otimiza seu atendimento com o caminhão prancha

Buscando maior autonomia de nossos clientes e para facilitar a tomadas de decisões no seu canteiro de obras, a Armac utiliza de caminhão prancha próprio para o transporte de máquinas locadas.

Assim como os demais cuidados que temos em tornar a rotina de nossos clientes mais econômica com a manutenção dos nossos equipamentos, o transporte dos maquinários locados ficam por conta da Armac. Nós queremos garantir aos nossos clientes uma maior comodidade e facilidade na execução de suas obras e oferecemos todas as facilidades para locação de máquinas com a garantia de um transporte seguro e confiável.

Aproveite e invista na agilidade da execução de seus projetos, garantindo aos seus colaboradores equipamentos seguros em excelente estado de conservação e que não demora para ser entregue. Se você deseja conhecer nosso portfólio, acesse a nossa página de produtos.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável