Recicladora de asfalto: qual seu papel e suas características?

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

A reciclagem de asfalto é um processo realizado para reduzir os custos das empresas que atuam nesse setor e permite realizar reparos nas vias de forma rápida, eficiente e mais sustentável. A atividade se dá pelo reprocessamento do asfalto antigo ou danificado que é moído e misturado com novos agregados e ligantes asfálticos.

Um pavimento asfáltico pode ser recuperado com o auxílio de materiais apropriados e a remoção de agregados que podem ser reaproveitados para a reconstrução das vias. Muitas empresas fazem o recapeamento das estradas pavimentadas acessando os insumos enterrados. Mas é impossível reciclar asfalto sem utilizar uma recicladora projetada exclusivamente para esse fim.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre as características da recicladora de asfalto, como ela funciona e quando pode ser utilizada. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é uma recicladora de asfalto?

A recicladora de asfalto é uma máquina pesada que mudou totalmente o modo como os asfaltos são reciclados no mundo inteiro, tornando-se tendência por reduzir gastos inerentes à reutilização dos pavimentos já existentes.

Esse é o único equipamento de reciclagem que não efetua apenas o aquecimento dos componentes asfálticos, ela realmente recicla os materiais. O resultado é um novo asfalto que pode ser utilizado na pavimentação de ruas, estradas e estacionamentos.

O asfalto reciclado também pode ser utilizado para a criação e o desenvolvimento de novos projetos. Esse processo segue os princípios de reduzir, reutilizar e reciclar produtos para atingir indicadores de sustentabilidade.

Como funciona a recicladora de asfalto? 

A proposta principal da recicladora de asfalto é a de não gerar resíduos para aterros. Existem vários modelos de recicladoras que contam com um cilindro para triturar e misturar agregados adicionando agentes betuminosos, água e cimento. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o funcionamento dessas máquinas pesadas!

Estabilizadores de solo

Após o uso da recicladora de asfalto, o resultado é um material homogêneo que será reaplicado nas estradas. Os estabilizadores de solo transformam os materiais de construção em um produto de qualidade elevada para aplicação direta no local de reciclagem onde estão estacionados. Se for um estabilizador rebocável, basta acoplá-lo em um trator.

Acionamento mecânico

A máquina recicladora tem placas nas laterais e funciona por meio do acionamento mecânico da correia bilateral. O seu cilindro de corte é responsável pelo desempenho do equipamento que melhora o solo que precisa ser compactado e consolidado. O maquinário é capaz de dar forma às suas superfícies por ter boa capacidade de carga.

Sistema de injeção

Uma recicladora é equipada com ferramentas e sistemas de injeção controlados e uma câmara de mistura variável, que estão sob o controle de microprocessadores. Em seu interior, ocorre a adição de espuma de asfalto, água e emulsão betuminosa, cuja mistura poderá ser aplicada em qualquer tipo de terreno para a criação de áreas estáveis.

Quais são as características da recicladora de asfalto?

Uma máquina de reciclagem de asfalto tem diversas características. Entre os seus principais benefícios, está a economia de despesas que é significativa a cada tonelada de pavimento. O equipamento ajuda a efetuar reparos utilizando pedaços soltos do chão e outros insumos. Observe, agora, outros aspectos relacionados a esses maquinários!

Eficiência

As recicladoras de asfalto são altamente eficientes e podem produzir cargas enormes em questão de minutos. Algumas preparam até 4 toneladas por hora, reciclando pedaços de 12 polegadas de diâmetro e quebrando-os em partículas bem menores, com o auxílio das pás de agitação fabricadas em aço endurecido super-resistentes aos atritos.

Confiabilidade

Os maquinários de qualidade são confiáveis para reciclar os produtos e misturá-los uns com os outros. Com eles, você conseguirá misturar o cimento asfáltico velho com ingredientes novos e fazer uma mistura ideal para aplicar nas vias. O seu tambor também é fabricado com aço para maximizar a produção quando é girado por um sistema hidráulico controlado.

Sustentabilidade 

A máquina recicladora de asfalto consegue trazer sustentabilidade para os seus usuários, que não precisam mais jogar pedaços velhos ou triturados fora. Assim que a mistura de insumos e agregados estiver pronta, o sistema hidráulico inclina os componentes responsáveis pelo descarregamento do material, que pode ser uma caçamba de carregador frontal.

Versatilidade

O apelo à sustentabilidade possibilitou a adesão ao uso de processos de reciclagem na área da pavimentação. Porém, outra característica dessa máquina é a sua versatilidade e sua enorme capacidade de adicionar a quantia correta de cimento asfáltico nas estradas. O operador consegue personalizar os seus projetos de misturas para atender às demandas que estão em alta.

Rentabilidade

As máquinas recicladoras de asfalto elevam consideravelmente a rentabilidade dos negócios desse segmento. Portanto, se a sua empresa produz asfalto, chegou o momento de oferecer para seus clientes a capacidade de realizar reparos o ano todo por preços justos. Afinal, o uso de asfalto recuperado economiza dinheiro dos seus parceiros e aumenta os rendimentos da sua organização. 

Economia de tempo

Com uma máquina recicladora, você vai evitar as longas filas e várias complicações que ocorrem diariamente nas usinas de asfalto. Use esse equipamento e produza cada vez mais, diminuindo os preços dos serviços e dos produtos, em comparação à colocação de asfalto novo. As suas operações garantirão a satisfação do público e trarão flexibilidade para o seu negócio. 

Durabilidade

Uma avaliação mais aprofundada revela uma excelente durabilidade das misturas de asfalto reciclado. As máquinas recicladoras contam uma vida útil prolongada e com garantia entre 2 até 5 anos após a sua aquisição. As garantias se estendem para as peças desde o momento da compra e cobrem ainda a mão de obra para eventuais reparos. Contudo, é possível optar pelo aluguel, se não deseja comprá-las imediatamente.

Compreendeu qual é o papel da recicladora de asfalto e suas características? A reciclagem das pavimentações deve ser realizada sempre que existirem defeitos nas vias que sejam capazes de causar acidentes de trânsito. Para escolher a melhor máquina do mercado, conte com uma empresa que tenha boa reputação no mercado, que ofereça equipamentos de qualidade e a possibilidade de locação

Quer obter mais informações relevantes? Realize a leitura do post a seguir e descubra como funciona a impermeabilização de rodovias com piche!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável